Difusão de conhecimento na era da internet

Por Gabriel Shinohara

A principal reclamação em relação à internet é que ela é usada apenas para motivos fúteis, apesar de toda a capacidade de distribuir e gerar conhecimento.

Não é só de gatinhos e bebês que a internet é feita, existem muitos produtores independentes de conteúdo com o propósito de difundir conhecimento de maneira fácil, rápida e, muitas vezes, divertida. Isso em vários tipos de mídia, como canais no YouTube, podcasts etc.

Quem disse que essa geração está perdida? Abaixo, uma lista de ferramentas que podem ser usadas visando o acúmulo de conhecimento e uma visão mais plural de mundo.

Xadrez Verbal

Blog, podcast e vídeo. Conteúdo diversificado sobre história, atualidades e política. Tudo realizado por Felipe Figueiredo (graduado em história pela USP, colaborador do Opera Mundi e contribuidor do Huffington Post Brasil) e sua equipe. Com textos e fala fáceis de serem entendidos, o Xadrez Verbal é uma ótima dica para quem gosta de se manter informado sobre os diversos acontecimentos na área da política, sem o enviesamento dos grandes veículos de mídia.

O link para o site, aonde os vídeos e o podcast estão disponíveis.

Nerdologia

Usando pesquisas científicas, Atila Iamarino, pós-doutor em microbiologia pela Universidade de Yale e pela USP aborda vários temas através de referências à cultura pop, livros e uma linguagem divertida e engajadora.

Casa do Saber

Já uma instituição antiga, com bases no Rio e em São Paulo, agora também está no YouTube, com dois vídeos (curtos) semanais trazendo filósofos, pensadores e acadêmicos para expor suas opiniões sobre os mais diversos assuntos.

Crash Course

História, astronomia, política, psicologia, economia e muitos outros tópicos são explicados por especialistas em menos de 15 minutos. Animações, constantes piadinhas e uma linguagem simples são usados para explicar assuntos que, normalmente, são complicados de entender. Em inglês.

(Até os Muppets aparecem nesse vídeo sobre economia)

Ps: John Green (sim, o cara que escreveu A Culpa é das Estrelas) é o apresentador do curso sobre história e produtor executivo do canal.

Scicast

Podcast dedicado a divulgação científica, indo de análises da cultura pop (como em episódios sobre Doctor Who e o filme Prometheus) até temas mais densos, como o pensamento científico, o Jesus histórico e a origem da vida. Realizado por entusiastas da ciência, cientistas e especialistas convidados, é um ótimo jeito de passar o tempo enquanto aprende de uma maneira leve e bem humorada. O próprio slogan do programa é “Porque a ciência tem que ser divertida”.

Aqui o blog, aonde os episódios estão disponíveis para download.

StarTalk Radio

Tendo como host o astrofísico e apresentador da nova série “Cosmos”, Neil DeGrasse Tyson, o podcast se dedica a fazer entrevistas com cientistas e a realizar um “perguntas e respostas” sobre astronomia, física, química etc com o próprio DeGrasse Tyson, muitas vezes acompanhado por seu amigo Bill Nye, engenheiro mecânico e divulgador científico. Com linguagem fácil, eles simplificam muitas questões acerca de viagens espaciais, estrelas, galáxias… enfim, qualquer assunto relacionado ao espaço e as ciências duras.

Em inglês.

Aqui para baixar os episódios.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s