Mulheres de ministros e não de ministérios

Por Lucas Rafael

Menos de um mês após a Veja publicar Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”, Michel Temer (PMDB) assumiu interinamente a presidência a partir de um processo de Impeachment que tirou a Presidente Dilma Rousseff (PT) do exercício do cargo. Na sexta-feira, 13 de maio, ele empossou novos ministros.

O fato foi noticiado em grandes veículos de imprensa, mas poucos se lembraram de um ponto: nenhuma mulher tomou posse em ministério, acontecimento inédito há mais de 30 anos. A última vez que mulheres foram ignoradas como chefes de ministério foi durante o governo Geisel (1975 – 1979). Em 2016, acontece de novo, após afastamento por 180 dias da Presidente e fechamento do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Mas uma pauta não foi esquecida: esposas dos novos ministros. Alguns jornais não demoraram a listar as que chamaram atenção durante a posse, como foi o caso do Extra. Segundo esse veículo, elas se destacaram por serem belas.

imagem_da_pagina_2016-05-12_as_21-33-10

No primeiro parágrafo, a matéria fala sobre a falta que Marcela fez no empossamento. Além disso, também é dito que, agora, a primeira-dama terá concorrência por conta da beleza das demais mulheres. Sim, a reportagem insiste no conceito retrógrado de que mulheres estão em constante competição, a fim de uma ser coroada a mais “bela”. Esse texto segue listando características, as quais julga positivas, das cônjuges dos ministros, inclusive fazendo referências à matéria publicada pela Veja, ressaltando que são “do lar” e maternais.

Num momento de reivindicação de direitos por parte das mulheres, essa é mais uma matéria de jornal popular que reafirma conceitos arcaicos sobre o gênero feminino. Na frágil conjuntura sociopolítica atual, a falta de representatividade deixa de ser abordada e dá lugar a um concurso de beleza julgado e incentivado pela mídia.

Fotos: Polêmica Paraíba e Marie Claire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s