Quinto Poder

Por Wellington Hanna

Quarto poder é uma expressão que designa a autoridade de vigilância que a mídia tem sobre os outros três poderes típicos do Estado Democrático: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ela diz respeito à capacidade que os meios de comunicação têm de manejar a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influenciar escolhas dos indivíduos e da própria sociedade. A definição é do filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Robson Sávio Nunes.

Nas aulas de Jornalismo, apresenta-se a mídia como um poder que fiscaliza todos os outros. Certo dia, em uma dessas classes, um professor perguntou: “Se a mídia fiscaliza tudo, quem fiscalizaria, portanto, a mídia?”. O silêncio da sala já representava a ignorância e a pouca luz sob as quais, nós, acadêmicos, debatemos esse tema.

Atualmente, já possuo um pouco mais de vivência para acrescentar uma resposta ao questionamento deste meu professor. Quem fiscaliza a mídia, hoje, são os próprios leitores.

Sim, apesar de algumas teorias da comunicação afirmarem que o público teria pouco papel nesta comunicação, as redes sociais mostram que isso não é verdade. Basta pegar as notícias sobre os 33 homens que estupraram uma adolescente. Um portal havia noticiado: Polícia do Rio apura suposto estupro coletivo. Quase que instantaneamente, a postagem foi alvo de diversas imagens as quais riscavam a palavra suposto e mostravam que nada há de duvidoso. A moça foi, indiscutivelmente, estuprada.

Agora, o portal que escolheu o infeliz título para falar sobre as investigações, parece ter aprendido a lição. A palavra suposto não mais acompanha a palavra estupro quando se fala deste caso. Os protestos fizeram a diferença e reverteram, mesmo que em pequena escala, a comunicação unilateral que é apresentada por algumas teorias.

Esse caso é apenas um micro exemplo, mas mostra que a voz dos leitores deve ser utilizada para um bom fazer jornalístico.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s