Isenção na Comunicação Pública

Por Wellington Hanna

Democracia forte necessita de veículos de imprensa bem estruturados e isentos. Uma boa forma de se conseguir isso é através de comunicação pública eficiente.

Na terra da Rainha, BBC é um bom exemplo de como devem funcionar emissoras públicas. Por receber recursos financeiros diretamente dos cidadãos, não precisa se preocupar com ameaça de cortes de verba do governo. Medo e necessidade de viés governista são inexistentes na BBC. Ademais, é quase indiscutível que ela faz excelentes produtos jornalísticos.

Já no Brasil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sofre com interferência governista. A cada troca de presidente, há tensão para saber como será a política econômica e, consequentemente, editorial da empresa. É só ter como base o que o veículo está passando com o novo presidente.

Por isso, é de extrema importância uma reestruturação econômica na EBC. Fonte própria de recursos permitiria aos jornalistas maior liberdade editorial. Liberdade essa que, em nenhuma empresa privada, seria possível alcançar. Liberdade essencial para o bom jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s