“Não vou deixá-los acabar com minha paixão e minha profissão”

Por Thifany Batista de Freitas

Imagem: Claudia Neumann © Rainer Jensen/dpa

Essa foi a declaração da narradora alemã Claudia Neumann quando questionada sobre a avalanche de comentários maldosos em suas redes sociais nos últimos dias. Ela foi a primeira mulher a narrar partidas de futebol na Eurocopa. Na edição de 2016, participou da transmissão de dois jogos: País de Gales x Eslováquia e Itália x Suécia. Porém, o trabalho tem provocado comentários negativos, muitos deles, por conta da jornalista ser mulher.

Segundo a Folha de S. Paulo, muitos postaram reclamações que iam de críticas sobre erros na identificação dos jogadores e sua voz a insultos sexistas. Um usuário escreveu no Twitter que mulheres não deviam narrar futebol masculino, pois isso não dava certo e era irritante.

Esses comentários são impressionantes, uma vez que mostram preconceito presente até em países considerados desenvolvidos. É triste quando determinam o que pode ou não ser feito por conta do gênero, excluindo competências realmente necessárias para realizar tal trabalho, o que a jornalista tem, porque, para estar neste cargo, certamente é boa profissional.

Ainda segundo o jornal, em publicação na página oficial no Facebook, a emissora ZDF, local em que a narradora trabalha, comunicou que inúmeros comentários ofensivos foram deletados. “Se você não consegue tomar parte objetivamente na discussão, iremos bloqueá-lo”, advertiu a emissora. “Insultos não são opiniões e não serão tolerados”, acrescentou. Na matéria, foi mencionado nenhum tipo de atitude para punir os acusados,  o que faz parecer que Alemanha nada fez até a publicação.

Esse é mais um caso onde a mulher é julgada e privada só por ser mulher, ato completamente absurdo. Ela está certa em não se curvar às ofensas e continuar fazendo o que ama, pois se ela é capaz, quer e tem oportunidade. O lugar dela não é onde opressores a querem, mas onde ela quer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s