#SomosTodosParalímpicos e a falsa representatividade

Por Mariah Aquino

Na semana passada, a Revista Vogue lançou a campanha #SomosTodosParalímpicos com os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena. Apesar de ter como objetivo promover as Paralimpíadas, evento no qual atletas brasileiros têm conseguido inúmeras medalhas, tem atraído muitos comentários negativos. Problematiza-se, com razão, que o ensaio, realizado pela Agência África, deixou nos bastidores justamente quem deveria ter saído de lá.

Ao invés de usar a mesatenista Bruna Costa Alexandre e/ou o jogador de vôlei sentado Renato Leite – importantes atletas paralímpicos brasileiros – na campanha, a agência preferiu substitui-los por famosos que não são atletas paralímpicos. O uso de pessoas sem deficiência para representar “Embaixadores Paralímpicos” traz à tona o problema da falsa representatividade.

Cleo Pires e Paulo Vilhena com Bruna e Renato, atletas que inspiraram as fotos da campanha.

Cleo Pires e Paulo Vilhena com Bruna e Renato, atletas que inspiraram as fotos da campanha.

Representatividade é um conceito que busca levar protagonismo a certo grupo da sociedade que sempre esteve na figuração. Porém, muitas pessoas ou até empresas continuam usando-o de forma errada. Partidos voltados para mulheres, mas com maioria composta por homens. Anúncios de produtos para cabelos afro com modelos brancas. Personagens transsexuais interpretadas por atores cis. Infelizmente, esses são apenas alguns dos exemplos.

Fazer com que as minorias sejam bem representadas é fundamental. A partir do momento em que uma criança vê na televisão, por exemplo, alguém como ela, que tem posição de destaque, ela se inspira e se motiva. Por mais campanhas, propagandas, filmes, novelas e séries onde representatividade seja verdadeiramente exercida por quem faz parte do grupo em questão, isto é, possui local de fala, não por falsos representantes.

Fotos: Revista Vogue

4 comentários sobre “#SomosTodosParalímpicos e a falsa representatividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s