Lamento informar

Por Rafz Tzu

Lamento informar,

O golpe acontece todos os dias.

Quando se diz “neguinho é…” pra reclamar de algo, quando alguém em situação vulnerável é tratado como “morador de rua”, quando uma mulher é tratada como inferior e tem direitos negados. Acontece na sala de aula quando resultado da prova importa mais que vivência do estudante, quando o currículo de um CEM é diferente do da Escola Parque, quando Ceilândia é “entorno” e Plano Piloto, “Brasília”. Acontece a cada discurso racista, homofóbico, transfóbico, sexista, classista.

Aconteceu milhares de vezes: cada cruzada, grande navegação, cada míssil jogado no Japão, cada negro escravizado, cada índio assassinado.

Sempre a mesma coisa: “o problema é a política e a corrupção. O problema é o valor do dólar, do barril de petróleo e da ameaça terrorista, comunista, direitista, esquerdista, liberalista, feminista, bixista, paganista, traficantista, bruxista, maconheirista, marginalista…”

No entanto, luta-se também contra o golpe todos os dias: cada bixa que dá pinta, cada mulher que não se cala, cada professor não-omisso, cada vaga conquistada (né non, Alexandre Garcia? https://youtu.be/vzgFTttlrdI), cada presidenta, advogada, diarista consciente de seus direitos, cada projeto cultural, cada trans finíssima fumando maconha, cada travesti doutora.

Luta-se contra o golpe através da educação, da informação e da cultura. Portanto, este não é um texto para fomentar desânimo em relação ao atual quadro político. Há tempos sombrios, sabemos. Mas há a memória daqueles que resistem e abrem caminhos contra não-diálogo, moralismo, desinformação, preconceito e exploração dos sujeitos.

Que venham mil golpes, pois resistiremos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s