Inês (do) Brasil

Por Graziele Jardim

Com certeza, você conhece, pelo menos, um de seus bordões famosos ou de seus inúmeros memes nas redes sociais. Ela é autêntica, divertida e, muitas vezes, alvo de preconceitos. Ela é Inês Brasil: mulher negra, periférica e com visual único. Infelizmente, por causa do jeito de ser e da aparência, é ridicularizada até mesmo por pessoas que alegam ser seus fãs.

tumblr_o69qftF4wo1uetzzmo1_500

Inês ficou conhecida na internet por um vídeo do Youtube, que foi sua inscrição para o Big Brother Brasil (BBB) da Rede Globo. No vídeo, dança, pula e tenta demonstrar um pouco do quão grande é o sonho de entrar no programa. A partir daí, começou a ficar conhecida., sempre com roupas caracterizadas como vulgares e discurso cheio de fé, que era levado pouco a sério justamente pela sua personalidade icônica.

Porém, em participação no Telegrama Legal no canal SBT, no qual convidados passam por situações estressantes sem saber que estão sendo gravados. Normalmente, mostram quem são de verdade, mas ela se manteve fiel ao que demonstrava ser e aos princípios de fé. Diante de muito estresse, disse: “Que Deus te abençoe, mas eu não gosto de diminuir ninguém. Se estou com silicone, foi para criar minhas filhas”. Assim, mostra uma mãe que lutou muito para poder sustentar a família e que Inês Brasil não era uma personagem feita para ter fama, mas uma mulher autêntica.

meme ines

É preciso citar que, num dos vídeos, Inês, muito emocionada, conta sobre uma fase difícil da vida, quando foi forçada a se prostituir e teve que mentir sobre a morte da irmã, doente na época, para fugir. Com isso, passou a ver o corpo de forma diferente, como um “troféu”. Talvez, isso explique o fato de ter uma imagem hipersexualizada e ser extremamente aberta a certos assuntos, visto que muitas de suas músicas falam sobre sexo.

Inês Brasil se casou com um europeu e se mudou para a Alemanha, onde, segundo ela, com auxílio do ex-marido, iniciou a carreira de cantora e dançarina. Até hoje, emociona-se muito ao falar dele, sempre dizendo o quanto ele a ajudou.

É necessário dizer que Inês é constantemente confundida com travesti e que é negra, mulher e da periferia. É amada por grande parte da comunidade LGBTTT e se tornou símbolo de representatividade das minorias no Brasil. Constantemente, posiciona-se contra discursos conservadores e se coloca à frente contra a homofobia, como num vídeo  no qual deixa claro sua opinião sobre discursos religiosos contra homossexualidade.

Infelizmente, é comum ver Inês sendo ridicularizada nas redes sociais com comentários machistas sobre o corpo e as roupas ou transfóbicos. Além disso, existem aqueles que se dizem admiradores do trabalho e que, ao encontrá-la, pedem fotos ao seu lado em poses consideradas constrangedoras. No entanto, Inês é uma pessoa inocente e muito carinhosa com os fãs, por isso, provavelmente, não negaria uma foto. Além disso, não vê que esse tipo de atitude pode ser de alguém querendo diminui-la ou ridicularizá-la.

download

Apesar de tudo oque passou, Inês Brasil se mantém forte e sempre alegre, exalando simpatia e positividade. Talvez, por isso, seja tão querida. Ou, talvez, seja o que ter uma mulher como ela, bombando nas redes sociais e fazendo shows por todo o país representa para as minorias que defende, além de fazer vídeos promocionais de séries famosas. De fato, Inês é muito mais que um par de silicone.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s