Nova presidente do STF dirige discurso à “Sua Excelência, o povo”

Por Thifany B. de Freitas

Foto: Brasil247

A ministra Cármen Lúcia tomou posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira, 12 de setembro. Na cerimônia, direcionou o discurso à “Sua Excelência, o povo”. Sua fala surpreendeu a todos, pois, segundo o protocolo, a ministra deveria cumprimentar em primeiro lugar o Presidente da República Michel Temer (PMDB), o mais importante presente na solenidade.

“Começo por cumprimentar o cidadão brasileiro, muito insatisfeito hoje — como estou convicta e todos nós estamos — por não termos o Brasil que queremos, o mundo que achamos que merecemos, mas que é nossa responsabilidade direta colaborar em nossos deveres para construir”, disse. Ela se desculpou no início, mas foi bem compreendida, pois mostrou se importar com a população, colocando-a em primeiro lugar, assim como deveria sempre acontecer nas decisões públicas.

É notável que muitos políticos brasileiros não dirijam suas ações pensando, primeiramente, no  alvo mais importante, o povo. Atualmente, prevalecem convicções pessoais e alianças políticas, que determinam votos e ações de grande influência na vida da população, normalmente esquecida.

“Há de se reconhecer que o cidadão não há de estar satisfeito, hoje, com o Poder Judiciário. O juiz também não está. Para que o Judiciário nacional atenda como há de atender à legítima expectativa do brasileiro, não basta, mais uma vez, reformá-lo. Faz-se urgente transformá-lo”, afirmou noutro momento.

Com as belas palavras da Presidente Cármen, espera-se que o Poder Judiciário sofra mudanças positivas e atue para o benefício exclusivo da autoridade máxima, o povo. Dessa forma, almeja-se a discussão de melhorias para toda a população, não para um grupo seleto de engravatados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s