O que significa a adoção no Brasil?

Ana Luisa Araujo para o SOS Diversidade

De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a adoção é instituto jurídico e torna uma criança ou adolescente não gerado biologicamente pelo adotante irrevogavelmente seu(ua) filho(a). Podem adotar adultos maiores de 18 anos e, necessariamente, 16 anos mais velhos que o adotando, quem estabeleceu relação de paternidade ou maternidade com filho(a) do(a) cônjuge, além de divorciados que iniciaram o processo enquanto casal.

Na quarta-feira (12), a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, disse buscar maneiras fortalecer o programa de adoção, como mostra o portal de notícias G1. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 33 mil famílias e 6 mil crianças estão cadastradas. “O CNJ, com o cadastro de adoção e intensificando o debate sobre o que é possível fazer, pode contribuir muito”, declarou a ministra após encontro com crianças de instituições de acolhimento.

Quando falamos do Brasil, o motivo para que tantas famílias esperem para realizar a adoção, é que, muitas vezes, as crianças não se encaixam nos requisitos desejados, seja pela idade, cor ou falta de identificação com o adotando. É preciso saber se a criança e a família se adaptarão, por isso, essa é uma das etapas do processo. Recentemente, a adoção entrou na pauta do jornalismo brasileiro quando o casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso adotaram a menina Chisomo, nascida em Malaui, África, como noticiado pelo jornal O Globo.

Adoção é importante, uma vez que existem famílias sem condições financeiras de criar a criança e outras que não conseguem gerar por questões biológicas. Entretanto, o processo é lento e algumas pessoas optam por não passar por ele mesmo que queiram ter um(a) filho(a). No País, a lista de de espera das famílias que querem adotar, infelizmente, ainda é menor que o número de crianças que aguardam uma família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s