O valor-notícia do League of Legends

Por Ana Luisa Araujo

Quem vê o título da matéria do SportTvCom Faker, tricampeã mundial SKT desembarca no Brasil para MSI de LoL” talvez não entenda as abreviações e as siglas. No entanto, com a popularização de jogos online, será cada vez mais comum ver matérias com títulos parecidos.

Conhecido mundialmente, League of Legends é um dos jogos eletrônicos mais jogados no mundo. No jogo de estratégia online, cinco pessoas batalham contra outras cinco no intuito de destruir o nexus do adversário (a base do inimigo).

O ápice da fama foi em meados de 2012, quando o servidor oficialmente veio para o Brasil, e o jogo se popularizou entre os jovens e adolescentes. Desenvolvido pela Riot Games, o LoL, como é chamado pelos seus usuários, existe desde 2009. 

Seu reconhecimento no Brasil, entretanto, começou no final de 2014, quando os meios de comunicação passaram a abordar o assunto, e os maiores canais televisivos começaram a chamar os jogadores profissionais para entrevistas, e desenvolver matérias e grandes reportagens sobre o LoL.

Teve grande repercussão também, quando grandes eventos do jogo passaram a ser sediados no Brasil, e as pessoas tomaram conhecimento dos campeonatos, e dos valores pagos aos jogadores profissionais. Galvão Bueno, o narrador de esportes mais conhecido do Brasil, em março desse ano, narrou uma partida de LoL no canal SportTv.

Por muito tempo, o jogo eletrônico teve sua validade como esporte questionada. No dia 6 de abril, o BuzzFeed publicou os “10 motivos para o LoL ser considerado um esporte”, e apesar de ainda contestado, depois de algum tempo foi reconhecido como esporte eletrônico pelo Comitê Olímpico Internacional, e ao que tudo indica estará nas Olimpíadas de 2020.

Curioso o fato de como a mídia seleciona e consegue ignorar determinados assuntos, até o ponto que aquilo deixa de ser interessante apenas para o espectador, e passa a ser noticiável para os veículos de comunicação. Consequentemente, atinge um público que antes não conhecia aquele conteúdo.

League of Legends, seu histórico diz muito sobre o seu futuro: um jogo que tende a crescer e junto com ele as abreviações desconhecidas, se tornarão cada vez mais conhecidas. E daqui até 2020, ainda se ouvirá falar bastante sobre esse jogo eletrônico que já faz parte da rotina de muitos brasileiros.

 

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