Você não é você quando está com fome?

Por Pedro Canguçu

Segundo pesquisas, chocolates diminuem o estresse. Suecos anônimos considerados estressados foram cobaias em um teste para comprovar essa ideia. Após comerem 40g de chocolate amargo por dia, os resultados apontaram que os participantes ficaram mais calmos. Recentemente, a marca de chocolate Snickers adotou o slogan “Você não é você quando está com fome?” e lançou uma campanha polêmica. Adjetivos pejorativos no gênero feminino, como “chorona”, “reclamão” e “dramática” estampam, agora, as embalagens do chocolate.

A campanha busca retratar como as pessoas se sentem com fome, com frases sobre seus temperamentos, de cunho negativo. Consideradas sexistas, causaram alvoroço entre usuários e consumidores da marca nas mídias sociais. Antes, a Snickers já havia sido acusada de criar uma campanha machista, com as atrizes Claudia Raia e Betty Faria, na qual ficavam fora de si até morderem um pedaço de chocolate. Depois de comer o chocolate, elas apareciam como homens calmos. Na época, houve muita repercussão e os consumidores alegaram que os anúncios propagavam o machismo.

Desta vez, não foi diferente. A marca aplicou palavras negativas femininas às suas embalagens, como “chata”, “lesada” e “chorona”, conforme mostra a figura abaixo.

snickers-696x696

Foto: Reprodução/ Facebook

Após muitas reclamações, a Snickers lançou palavras do gênero masculino e alegou que a campanha é global e possui mais de 30 temperamentos de ambos os gêneros. As embalagens ainda estão chegando aos pontos comerciais. No Facebook, a Snickers Brasil postou foto apresentando a duplicidade. Alguns consumidores demonstraram insatisfação e outros gostaram tanto que disseram “agora mesmo que eu vou comprar”.

giphy.gif

Reprodução/ Facebook Snickers Brasil

Apesar de defender que a campanha englobaria reações emocionais negativas sem distinção de gênero, percebe-se que, a princípio, a marca privilegiou a enraizada cultura de que as mulheres, quando irritadas, não são bem-vindas, devendo ser controladas por algum artifício (nesse caso, uma barra de Snickers).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s