Silvio Santos vem aí…

por Rebeca Borges

E consigo, traz um show de desrespeito disfarçado de humor

Senor Abravanel, ou Silvio Santos, como é popularmente conhecido, é um grande nome brasileiro da comunicação. O empresário e apresentador de TV é dono de uma das maiores redes de televisão do Brasil, o SBT. O ‘homem-sorriso’ comanda, atualmente, o Programa Silvio Santos, uma das principais atrações da emissora.

O comportamento de Silvio Santos durante a exibição virou alvo de polêmicas. O senhor de 86 anos realiza comentários preconceituosos, desrespeitosos e intolerantes, que são mascarados como o ‘senso de humor feroz’ característico de Silvio.

“Quantos anos você foi amante do Gugu? Estou no crepúsculo da minha vida, a coisa que eu mais quero antes de entrar pro buraco é ter você como a última das minhas pulações de cerca.” Essa frase foi dita pelo apresentador a Helen Ganzarolli, no dia 30 de julho. A apresentadora respondeu, supresa: “Nunca fui amante dele.”

Outra vítima dos comentários indelicados de Silvio Santos foi a atriz Maísa Silva, de 15 anos. Durante o quadro Jogo dos Pontinhos’, Silvio deixou Maísa visivelmente constrangida ao “oferecer” a adolescente para seu colega de emissora e apresentador, Dudu Camargo, insistindo para que os dois se beijassem, a apresentadora recusou. O episódio ocorreu em junho deste ano e gerou polêmicas na internet.

Internautas criticaram a atitude de Maísa, o que levou a garota a publicar um texto em suas redes sociais, posicionando-se diante da situação. “Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. Com certeza, uma parcela dos telespectadores, gostariam que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo), ou beijá-lo. Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não, é não!”

E não para por aí: os excessos de Silvio vão desde comentários racistas à frases gordofóbicas. Em novembro de 2016, durante uma apresentação no programa Teleton, ele disparou à uma dançarina a seguinte frase: “Você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita de verdade. Quem casar contigo vai ter dois prazeres. Um na hora do bem bom e outro na hora em que você sai de cima.”

Os deslizes de Silvio Santos arrancam palmas e risadas da grande plateia que participa de seus programas. As piadas desrespeitosas do apresentador recebem críticas na internet, mas não parecem abalar grande parte público que assiste ao programa. Essa situação é visível também em outros programas de auditório: apresentadores como Faustão e Raul Gil já participaram de episódios parecidos, onde desrespeitam e constrangem convidados e, instantaneamente, são aplaudidos pelo público.

Os apresentadores citados estão no mundo do entretenimento da TV aberta brasileira há anos, e já fazem parte da programação de fim de semana dos brasileiros. O Programa Silvio Santos existe desde 1963. Domingão do Faustão está no ar há 28 anos, e o Programa Raul Gil é exibido desde 1973.

Diante dessa situação, cabe o questionamento: o ‘respeito’ atribuído aos grandes nomes da televisão brasileira abrem espaço e dão aval para estes desrespeitarem pessoas ao vivo? Até quando os deslizes desses apresentadores serão aplaudidos em rede nacional?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s