#SOSNEWS: Assembléia sobre a crise orçamentária na UnB chama atenção de alunos

por Pollyana Fonseca e Isabella Machado

Em mais de duas horas de reunião, foi discutida a situação da Universidade de Brasília.

Na tarde de segunda-feira (11/09), aproximadamente 200 alunos, professores e servidores se reuniram no Teatro de Arena, na Universidade de Brasília (UnB), para debater a situação orçamentária da universidade. Comandada pelo Deputado Distrital Wasny de Roure (PT), a mesa contou com a participação de representantes do Diretório Nacional dos Estudantes (DCE), da Reitoria, da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e também do sindicato dos trabalhadores.

Durante a reunião, foi mostrado os gastos anuais desde 2014 até 2017, deixando evidente os problemas financeiros da universidade. Paulo César, representante da reitoria, levantou a questão de que, tanto o dinheiro repassado, quanto o arrecadado pela UnB, está retido no Ministério da Educação (MEC) e não poder ser aplicado nas necessidades mais simples, como reposição de materiais dos banheiros, até o pagamento de salários dos terceirizados.

Além dos convidados da mesa, também foi aberto espaço de fala para os presentes que expressaram palavras de apoio e o sentimento de unificação entre a comunidade acadêmica. “É necessário que nós estejamos fortalecendo essa mobilização estudantil e da comunidade”, falou Matheus Barbosa, coordenador geral da DCE.  

Pontos importantes foram esclarecidos na audiência, mas, o que os estudantes sentem, é tristeza pela situação que a instituição se encontra. Francine Carvalho, 21 anos, aluna de Letras Japonês, participou do evento e lamenta o que está acontecendo com a universidade. “É muito triste ver a universidade desse jeito, todos conhecem a UnB pela sua excelência, é uma das melhores do Brasil”, contou.

Samuel Mairon, 18 anos e estudante de Artes Cênicas, que também estava na assembléia, se preocupa com o que está acontecendo. “Cada vez que a gente se envolve, mais percebe que a situação é pior”.

A expectativa é que o assunto esteja em pauta todos os dias, com uma maior mobilização e conscientização de todos. Para isso, a previsão é que haja outra assembleia na semana que vem e muitas mais ao longo do semestre, todas organizadas pela DCE.

Fotografia: Isabela Gouveia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s