Gretchens e Kardashians: como realities familiares fazem o jornalismo de entretenimento

Por Ana Luisa Araujo

A dimensão de cada um em seu país de origem, seus significados e no que tabloides contribuem para seu sucesso

O que era notícia há uma ou duas semanas, hoje, pode não ser mais. O tempo de um fato, jornalisticamente falando, passa muito rápido; para o jornalismo de entretenimento, esse tempo é ainda mais curto.

Na tentativa de se manter no auge, estrelas e famosos buscam maneiras diferentes de estar na mídia, de ter visibilidade. A autopromoção da imagem é uma dessas formas e é o que acontece no caso dos reality shows Os Gretchens e Keeping Up With The KardashiansCom a premissa de mostrar o dia a dia e os bastidores das relações interpessoais de cada membro da família, ambos relatam a vivência desses dois núcleos.

Os Gretchens acaba de estrear. Foi ao ar pela primeira vez na última segunda-feira (23), no canal Multishow. Em seu primeiro episódio, já conta com uma polêmica posterior à transmissão, na qual a irmã de Gretchen, Sula Miranda, revela em uma matéria que não é a irmã e gostaria que o programa se chamasse “Os Mirandas”, sobrenome da família, não “Os Gretchens”, nome pelo qual é conhecido apenas a cantora, batizada de Maria Odete.

Maria Odete Brito de Miranda Marques, conhecida como Gretchen, é cantora, mas também empresária, YouTuber e forte personalidade da mídia. No passado, fez parte de um grupo feminino chamado As Melindrosas e teve seu primeiro auge e estouro, em carreira solo, com a música “Conga, Conga, Conga”.

Entretanto, atualmente, é reconhecida por ter se tornado um grande meme, algum tempo depois de ter participado do também reality show A Fazenda, da Record, em 2012. Gretchen abraçou seu papel como importante meme no Brasil e, agora, com um novo reality, busca mostrar a vida das “Kardashians Tupiniquins”, como intitulou em entrevista ao site de notícias Catraca Livre.

Do outro lado, Keeping Up With The Kardashians, reality americano que existe desde 2009 e é exibido no Brasil pelo canal E!. Nele, mostra a vida do clã Kardashian-Jenner — as irmãs Kourney, Kim e Khloé Kardashian e Kendall e Kylie Jenner, além da mãe, Kris Jenner. Com fatos e notícias sobre os participantes do programa, impulsiona a imagem de toda a família e de seus negócios paralelos, como as linhas de cosméticos de Kim e de Kylie, além da promissora carreira de modelo de Kendall, a mais-bem paga do mundo. Só a fortuna de Kim, figura principal e mais conhecida do núcleo familiar, está avaliada em $175 milhões. 

As polêmicas das Kardashians estão sempre sendo retratadas na mídia e abordadas pelo jornalismo de entretenimento. Nas últimas semanas, por exemplo, foi publicado, no site Hugo Gloss, a recente polêmica de Khloé, que conta como a socialite foi traída pelo namorado, o jogador Tristan Thompson, durante sua primeira gravidez e que, talvez, exista uma possível reconciliação deles.

O jornalismo de entretenimento, muitas vezes, tem relevância questionada, principalmente, quando publica matérias com furos de valor duvidável. Um exemplo é a matéria icônica “Caetano estaciona carro no Leblon nesta quinta-feira”, que acaba de completar oito anos, e, durante esse tempo, foi lembrada, até mesmo, como meme e motivo de chacota pelos próprios veículos de comunicação.

Ainda sobre as Kardashians, o canal E!, que também tem um site de notícias, deixa uma sessão em sua plataforma apenas para o reality do clã, no qual publica notícias e fofocas da família. No entanto, vale o questionamento: até onde se expor para gerar mídia?

“Descobrimos qual base Kourtney Kardashian usa quando sua pele não está no melhor dia” é apenas uma amostra das matérias publicadas essa semana pelo portal que revela um compromisso de relatar a vida dos participantes e fomentar a imagem deles. Todavia, outros sites, que não o do canal, o qual tem exclusivamente essa função de impelir o programa, publicam matérias nessa mesma linha.

É o caso da notícia, do portal Hugo Gloss, “Khloé Kardashian teria criado regras rígidas para Tristan Thompson após traição, revela portal inglês”. É possível enxergar isso, também, na matéria do Catraca Livre, citada anteriormente, que tem como título “Gretchen e Sula Miranda protagonizam climão em estreia de reality”.

Gretchen

Um dos principais memes da cantora Gretchen, em que ela olha indignada para alguém e pergunta: “O quê?”.

A dimensão de Os Gretchens no Brasil pode tomar um rumo parecido com o que Keeping Up With The Kardashians tem nos Estados Unidos. Ambas as famílias têm sua importância dentro de seus países.

A família americana construiu e ainda constrói seu legado, inclusive fora dos EUA. 

Elas influenciam blogueiras de moda e de beleza do Brasil, que fazem vlogs para o YouTube inspirados em seus looks, um desses casos é o de Bianca Andrade, em seu canal Boca Rosa. Outro exemplo, também dessa plataforma, é o Diva Depressão, que lançou vídeo mostrando quais subcelebridades do País já foram atingidas pelo “raio kimkardashiantizador”, ou seja, quais famosas se inspiraram, se transformaram em Kim Kardashian.

A linha de cosméticos de Kylie Jenner, lançada este ano, faz sucesso por vender mais do que apenas maquiagem: vende sua imagem, seu estilo de vida. Isso a aproxima de suas consumidoras, as quais se veem no rosto dela, se inspiram e querem ser como ela.

A família brasileira tem, além da cantora Gretchen de sucesso, o filho Thamy, ator que já atuou em Salve Jorge, novela da Globo, quando ainda era mulher, e que já foi alvo de manchetes por ser um homem transexual. Já as Kardashian-Jenner tem Caitlyn, nascido Bruce e pai de Kendall e Kylie, tem o próprio reality, I am Cait.

Os Gretchens podem crescer também fortalecidos, inicialmente, pela fama da “Rainha dos Memes” mas, sobretudo, impulsionados e ancorados, pelas polêmicas e pelo jornalismo de entretenimento.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s