O interesse por trás das Fake News

O que alguém pode ganhar ao divulgar notícias falsas? 

Por Millena Campello

O termo fake news popularizou-se no época das eleições dos Estados Unidos, em 2016. Ao utilizar esse vocabulário, a imprensa internacional referia-se a todo tipo de mensagem falsa que era divulgada. Nesse período eleitoral, surgiram muitas notícias polêmicas referindo-se à Hillary Clinton, que mais tarde perdeu a presidência para Donald Trump.

Embora existam há muito tempo, as fakes news estão tomando proporções alarmantes devido à facilidade de comunicação promovida pelas redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram e pelo conteúdo apelativo.

Captura de Tela 2018-10-17 às 14.56.29

“Hillary Clinton ‘fita de sexo pedófilo’ prestes a ser lançado”

Os motivos que levam à  criação e propagação de fake news são vários. Contudo, todos eles possuem algo em comum: interesse. Sempre há uma finalidade por trás de toda a divulgação de notícias falsas; uma dessas intenções pode ser os interesses comerciais. Difamar uma marca ou produto pode valorizar o concorrente. Criar uma notícia muito fantástica pode atrair acessos a um site, que andava parado. Nos exemplos abaixo, foi criada uma campanha para conseguir seguidores, porém, ela era totalmente falsa. Até o site era falso. Assim, ninguém seria selecionado, porque eles não dariam roupas e acessórios da Adidas, tudo tratou-se de um golpe comercial. 

 

Contudo, informações incorretas também podem ser utilizadas para falar mal de alguém, geralmente celebridades, ou para reforçar um pensamento errado, levando as pessoas a acreditar que na verdade, é certo. A drag queen Pablo Vittar já foi atacada nove vezes por notícias de conteúdo errado. Falaram que ela sairia do Brasil caso o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) ganhasse a eleição, que ela iria apresentar programa infantil na Rede Globo , que a imagem de Pablo na campanha da Coca-Cola teria levado a empresa a um prejuízo bilionário, entre tantas outras mentiras. Em alguns casos, a cantora até chegou a rir das situações.

pabllo_kids

Outra razão que leva à divulgação de fake news é a política. As eleições de 2018, no Brasil, estão sendo bastante polêmicas. A disseminação de notícias que mancham a imagem de partidos é mais comum do que na eleição passada. De acordo com a revista Exame, um estudo feito por USP, UFMG e Agência Lupa mostra que apenas quatro das 50 imagens mais compartilhadas em grupos de WhatsApp entre 16 de agosto e 7 de outubro são verdadeiras. 

O Brasil atualmente vive muito essa realidade. Tentam atrelar a imagem de famosos a partidos para ganhar votos de fãs e admiradores. São utilizados algoritmos para conhecer melhor o perfil de cada pessoa e poder criar informações falsas que terão uma maior probabilidade de aceitação — é uma forma de manipulação. O exemplo abaixo mostra a modificação de uma imagem para favorecer um partido em detrimento de outro.

 

Já existem empresas que trabalham com a difusão de fake news, porém não é fácil identificá-las. Algumas vezes, elas programam robôs para divulgarem certas notícias, ou criam um logaritmo, entre tantos outros modos para enviar informações falsas. 

Como combater

No Brasil, essa atividade é considerada criminosa. Porém, a legislação só prevê punição quando praticada nas rádios ou televisões e jornais impressos/digitais. Identificar quando uma notícia é falsa ou verdadeira não é tão simples. Por isso, a grande dica é só compartilhar aquilo que se tem certeza da veracidade da informação. 

fake-news

O Facebook e o WhatsApp criaram ferramentas para denúncia de notícias falsas, veja o passo a passo, mostrado no site Tecmundo:

Facebook

1 – Clique nos três pontos no canto superior direito da postagem com informações falsas;

2 – Em seguida, clique em “Dar feedback sobre essa publicação”;

3 – Na página seguinte, marque a opção “Notícia falsa” e depois clique em “ENVIAR”;

4 – Antes de concluir, quem desejar pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa. Caso não queira fazer isso, basta clicar em “CONCLUIR”.

 

 

WhatsApp

1 – Com a conversa (do grupo ou de uma pessoa) aberta, clique no botão com três pontos no canto superior direito;

2 – No menu, clique em “Mais”;

3 – A seguir, clique na opção “Denunciar”;

4 – Caso não deseje apagar as mensagens recebidas e sair do grupo ou bloquear o contato em questão, desmarque a caixa indicada antes de concluir o processo clicando em “DENUNCIAR”.

 

Publicidade

17 comentários sobre “O interesse por trás das Fake News

  1. Daniel disse:

    As fake news podem ser começar como uma brincadeira e acaba se espalhando e as pessoas que não lêem o que está escrito vão logo compartilhar e isso pode causar um grande problema dependendo do que está escrito como algumas fake news que apareceram agora na época do corona vírus

    Curtir

  2. Elysa disse:

    Na minha opinião o interesse por trás das Fake News,geralmente é espalhar notícias ou para difamar o nome de uma figura pública ou para fazer publicidade de algo ou até mesmo os dois, as vezes com a itenção de ganhar dinheiro.
    Elysa

    Curtir

  3. Vivian disse:

    Muito interessante a matéria! É importante sempre está ressaltando que as fake News está em todos os lugares, o tempo todo. Temos sempre que prestar atenção no que iremos compartilhar para não está espalhando cada vez mais notícias falsas.

    Curtir

  4. Yan disse:

    Gostei muito do blog, me trouxe muita informação sobre o assunto a ser tratado, agora sei realmente o que se trata fake News e como a fale News é elaborada, além disso me ajudou a ter mais cuidado com as notícias que vejo em sites desconhecidos, pois tais notícias podem se tratar de uma fake News, então antes de compartilha uma notícia devemos sempre analisa-la pra ter a certeza se realmente é verídica e confiável.

    Curtir

  5. Débora disse:

    Devemos ter muito cuidado quando for compartilhar notícias, verificando a fonte de onde as informações estão sendo divulgadas, pois tem pessoas que publicam fake news com o intuito de prejudicar alguém, sem levar em consideração as consequências que a fake news pode causar na vida das pessoa.

    Curtir

  6. Larissa santos disse:

    Gostei bastante do assunto que estamos abordando,me ajudou a ficar mais atenta na hora de compartilhar alguma notícia.
    Hoje que estamos vivenciando esse momento de
    Covid-19 precisamos ficar atentos ao fake news,
    Pois muitas informações podem ser falsas.
    Aprendie hoje na aula de informática 5 passos
    Para ficar atenta ,como verificar as datas de publicação e ver com atenção a formação das notícias.

    TODOS CONTRA AS FAKE NEWS!!!

    Curtir

  7. Larissa santos disse:

    Gostei bastante do assunto que estamos abordando, me ajudou a ficar mais atenta na hora de compartilhar alguma notícia.
    Hoje que estamos vivenciando esse momento de
    Covid -19,temos que ficar atentos ao fake news pois muitas informações podem ser falsas.
    Aprendie na aula de informática os 5 passos para ficar de olho nos noticiários .
    Um passo importante é ● sempre ficar atento a as datas de publicação

    TODOS CONTRA O FAKE NEWS !!

    Curtir

  8. Lara Borba disse:

    Gostei bastante do blog, está tudo muito bem explicado e me ajudou muito a entender melhor o assunto tratado e ampliar meus conhecimentos sobre a fake news e como agir para saber se as notícias são reais ou não.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s