Morte de Gugu atrai audiência televisiva e disputa de herança divide opinião do público

 Meios de comunicação usam morte do apresentador Gugu Liberato para atrair telespectadores e como ficou a divisão de bens

Por Amanda Silva

No dia 22 de novembro, um dos principais apresentadores da televisão brasileira, Gugu Liberato, morreu aos 60 anos em Orlando, Estados Unidos. Augusto Liberato estava internado desde o dia 20 de novembro, após sofrer um acidente doméstico e apresentar um quadro irreversível de morte cerebral.

Sendo um dos principais nomes da televisão brasileira pelos seus programas de grande audiência, braço direito do comunicador e dono do SBT, Silvio Santos, logo a comoção veio de todas as partes. A Rede Globo foi a primeira emissora de TV a dar a notícia da morte do apresentador após a confirmação pela assessoria de Gugu. 

Após a confirmação da morte, os telespectadores ficaram receosos em acreditar na notícia. Duas semanas antes de Gugu morrer, ele foi alvo de fake news. Famosos como Adriane Galisteu, Rodrigo Faro, Celso Portiolli e Mara Maravilha já tinham publicado suas mensagens de luto e o próprio Gugu teve que ir ao twitter para desmentir a informação. 

Imagem: Reprodução: Twitter

Após a confirmação da morte, a emissora em que ele trabalhava, Record, tomou a frente do sensacionalismo e a falta de respeito com o próprio funcionário para conseguir audiência ficou evidente. Como o Gugu é uma personalidade importante para a mídia e querido pelo público, o apresentador era o assunto. Toda a programação do canal foi adaptada para Gugu.

O que era pra ser uma homenagem especial para o comunicador virou tema para gerar audiência para a Record. Durante toda a programação dominical da emissora, o assunto era o apresentador e o que mais chamou a atenção das pessoas que estavam assistindo a programação da emissora naquela tarde de domingo foi a gafe do também apresentador da Record, Rodrigo Faro, que em lágrimas perguntou aos produtores “como é que tá a audiência?”

Essa atitude gerou polêmica e revolta nas redes sociais. Rodrigo Faro foi chamado de narcisista e oportunista pelo modo como o assunto foi tratado. Durante todo o Programa do Faro, foram reprisadas entrevistas na íntegra em que o Gugu entrevista o Rodrigo Faro, como se a homenagem fosse para o Faro e não para o Gugu.

Enquanto isso, o canal em que ele trabalhou por quase quatro décadas, escolheu fazer algumas poucas homenagens para o ex-funcionário. O programa que Gugu apresentou aos domingos por 16 anos foi organizado apenas para homenageá-lo. Fora isso, a emissora preferiu “não explorar” a morte do apresentador para alavancar a audiência. Não foi feita cobertura sobre a morte dele e enterro. Essa atitude veio do dono do SBT, Silvio Santos, pois a família Abravanel é muito próxima da família de Gugu Liberato. 

Durante o final de semana, as principais emissoras brasileiras fizeram homenagens, entrevistas com pessoas próximas da família de Gugu, fãs, retrospectivas com os momentos importantes e as polêmicas da carreira. Uma cobertura de todos os ângulos da vida do comunicador. 

Rodrigo Faro e a equipe do seu programa erraram ao fazer as homenagens pensando na audiência que traria para a emissora. Colocaram a figura do apresentador no ar e decidiram que queriam audiência, explorando a morte de Gugu Liberato. 

Não pensaram na forma que os familiares poderiam se sentir ao assistir aquelas homenagens, como os fãs reagiriam, como isso vai ficar na história dos meios de comunicação como essa cobertura foi explorada. Essa atitude faz com que o lado emocional dos telespectadores seja usado para mantê-los no canal.

DISPUTA PELA HERANÇA

Logo após o sepultamento de Gugu Liberato, foi feita uma reunião em um escritório para a leitura do testamento. A família do apresentador afirma que essa atitude foi tomada para aproveitar a situação em que todos os familiares estavam reunidos. Porém, a leitura do documento costuma acontecer apenas depois da missa de sétimo dia, o que chamou atenção. 

A herança de cerca de R$ 1 bilhão foi distribuída entre os filhos, sobrinhos e irmãos. 75% são para os filhos João Augusto, Sofia e Marina, e os 25% restantes foram divididos entre cinco sobrinhos: Alexandre, Rodrigo, Alice, Amanda e André. Para a mãe da estrela de TV, Maria do Céu, foi garantida uma pensão vitalícia. O nome da ex-esposa e mãe dos três filhos do apresentador, Rose Miriam di Matteo, não aparece no testamento. Para completar, no documento há uma cláusula em que Gugu deixa a guarda das filhas menores de idade para a irmã, Aparecida Liberato. 

Após um curto período, Rose Miriam entrou na justiça com uma ação de reconhecimento de união estável entre eles dois. A intenção de Rose Miriam é anular o testamento e ficar com 62,5% dos bens que ela garante que vai deixar para os filhos. 

Mas, no último dia 27 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo, reafirmou os direitos dos herdeiros escolhidos no testamento do Gugu. Ou seja, a ex-esposa do apresentador continua sem direitos sobre a fortuna. Para o desembargador do caso, existem conflitos entre a mãe e seus filhos, porque para ele, a mãe reclama da parte dos filhos na herança. 

Em nota, a defesa da médica afirmou que a decisão do desembargador é “superficial” e irá recorrer a decisão.

Nota do advogado Nelson Wilians, que representa Rose Miriam.“O desembargador analisou o recurso de forma superficial”
Mas vale destacar que asseverou que a questão depende de análise mais profunda perante o juízo onde tramita o pedido de reconhecimento de união estável, que é onde tudo se resolverá com o consequente reconhecimento.
Da mesma forma, ressalta-se que o desembargador manteve, ao menos por ora, a reserva dos bens. O Recurso ainda será julgado em seu mérito por três desembargadores que compõem a 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Somente depois da apresentação da contraminuta, a turma julgadora irá de fato analisar o objeto do agravo.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s