E a mídia tem gênero?

Por Bruna Rocha

Nesta semana, os meios de comunicação e as redes sociais estão cobertos de textos, reportagens e opiniões sobre o estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro.

Muitas delas são críticas sobre como a mídia trata o estupro e, principalmente, a linguagem que é usada nas reportagens escritas, sobretudo, por jornalistas homens.

E aí eu te pergunto: mídia tem gênero? Tem. E “a” nossa mídia é homem, branco e discriminadora, assim como nosso Governo interino e nossa Justiça.

Uma mídia que trata estupradores como suspeitos. Um Governo que, além de não representar mulheres, negros e homossexuais, extinguiu o Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Uma Justiça que não incrimina estupradores porque os “suspeitos” negaram o crime.

É triste notar que, no Jornalismo, um meio cercado de mulheres, em que a quantidade de homens e mulheres é bastante equilibrada, tantas matérias como essas sejam publicadas. Não adianta contratar uma colunista feminista se vão assinar embaixo que as opiniões dela não necessariamente condizem com as do jornal.

Não adianta aprovar um texto que insulta as mulheres, para depois pedir desculpas e deixar o colunista de “castigo” por duas semanas. Não adianta falar de preconceito e das minorias apenas nas “datas comemorativas”.

Jornalistas precisam entender que não é só um texto. Não é só um caso. O que eles escrevem ajudam a formar a opinião das pessoas. E, se a informação for machista, preconceituosa e desigual, assim continuará sendo nossa sociedade.

Precisamos de representatividade. Precisamos aumentar a diversidade nos meios de comunicação, na política e nos tribunais. Não adianta preencher cotas. Precisamos deixar essas pessoas falarem. Precisamos de diversidade de ideias. Precisamos não só falar sobre estupro, mas discutir e mudar opiniões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s